Translate

sexta-feira, 23 de março de 2012

Regresso! E novo inicio...

Regresso! E novo início…

Tão dificil esta coisa de voltar a escrever num espaço já conhecido, num outro tempo, idade, visão ...

"rodam-se as rodas do karma, da almejável moksha e mergulhamos no... anicha!"

Acolhendo-me novamente, ei-lo, o Nepal!
(Dados oficiais muito rapidamente para quem não sabe: país asiático pequenito ali metido e “enfronteiriçado” no meio dos gigantes India e China onde vivem cerca de 30 milhões de habitantes - nepaleses, indianos e tibetanos principalmente juntamente com uma série de ocidentais com vistos de turismo renováveis ad eternum - uma taxa de alfabetização de 48% com pouquissimas escolas e ainda menos profs e médicos per capita do que em aldeolas perdidas portuguesas, mas que neste momento é, muito orgulhosamente e desde 2008, uma república parlamentar. Para mais infos e estatísticas oficiais basta consultar o mestre Google ;)


Mais certo é que aqui e agora agora mesmo mesmo e neste preciso instante encontro o corpo sentado num tapete em Kathmandu, a cidade capital que me irá reter por alguns dias enquanto não regresso a Pokhara. Hoje também, segundo a última pesquisa cientificamente perguntada a mais de um/a habitante, o meu nome, Sara, significa “ajuda”:) … lá está a velha máxima, mudam-se os tempos… e aqui muda-se mesmo tudo e mais alguma coisa. Estes nepaleses que não uniformizam dicionários de transmissão oral e me dão significados e aparências a eles consoante a ruguinha a mais no canto do olho, a tikha vermelha na testa e o resquício de puja improvisada por mãos de sacerdotisa aos pés de um Ganesh laranja.”Seems just like nepalese ma’am!... where from?”

- “Bem, from Lisboa nos últimos 3 anos de trabalho; from India a ser viajada em formas de voluntariados/estágios e outras vivências atípicas; from Florença de trabalhos mil e estudos especializados ; from Genova erásmica de Erasmus aquele sintético da EU; from Lagos lá no sul, aquele cantinho de final de linha de comboio onde sempre se volta porque não se pode navegar por aí sem as quentes ondas do oceano familiar… from por aí e mais além que não se sabe bem porque ainda não se chegou lá.” Respondo assim mas acho que não se percebe muito bem porque depois perguntam-me outra vez: “which country?”.

Países países… agora só já uma cidade de cada vez. Catmandu (em aportuguesado que fica bem). Nesta cidade estou-me a viver na moldura pouco quadrada de um programa comunitário intitulado S.V.E. Tenho um projecto aprovado para 6 meses de voluntariado a começar em Pokhara, com algumas viagens pelo resto do país, com financiamento da Sra. União Europeia. Já lá vão alguns dias desde o inicio desta nova experiência e tenho muito para partilhar…. e em vários formatos (há fotos, vídeos, pensamentos capturados em palavras que ainda não escrevi…). Mas por hoje, e só por hoje, deixo-me e -vos assim, que não é por mal, mas a eletricidade irá acabar daqui a 10 minutos! E depois toda a noite não haverá mais até de manhã, é assim, nada a fazer, o “loadshering” diário é para todos. Aqui a energia é mesmo preciosa e a noite é para ser dormida, ou pelo menos, o escuro é para ser vivido nas suas várias tonalidades. Boa noite e phir milengue (até já)*


Sem comentários:

Enviar um comentário